EM PORTUGUÊS NOS ENTENDEMOS
Com certeza que és curioso e que gostavas de conhecer mais sobre determinados assuntos.
1. Sabias que, no dia 30 de outubro, os relógios atrasam-se 60 minutos porque entramos na hora de inverno?
Na Europa, o único país que tem a mesma hora que nós é a Inglaterra.
Os fusos horários contam-se a partir do meridiano de Greenwich. O sistema de medição do tempo chama-se Tempo Universal Coordenado (UTC).
Por conveniência política os fusos horários ajustam-se de acordo com a localização geográfica do país ou região.
- Vê o exemplo dos Açores: está a dois fusos horários do continente, mas Portugal decidiu manter apenas uma hora de diferença.
- A Rússia tem nove fusos horários.
- A Índia tem um "avanço" de cinco horas e meia.
Desafiamos-te a descobrir que horas são do outro lado do mundo...
- Que horas são em Moçambique?
- Que horas são em Nova Iorque?
- Que horas são no Brasil?
- Que horas são na Austrália?
2. Sabias que o "Casal da Boba" é um bairro da freguesia de São Brás, na Amadora e que pertence ao distrito de Lisboa ?
Certamente terás algumas dúvidas...
A maior parte da população deste bairro é de origem cabo-verdiana e entre 10 e 24 anos.
Como a população é de origem africana, muitos deles trouxeram os seus costumes.
Por exemplo os pratos cabo - verdianos têm as suas características. Os preferidos são a cachupa e o peixe frito.
Neste bairro ouve-se com frequência outra língua. Já ouviste falar do crioulo? Esta língua é a língua que se fala em Cabo - Verde. Não te esqueças que este país é um país lusófano, cuja língua oficial é o Português.
Sabias que em crioulo:
- Brincar diz-se Brinka
- Aprender diz-se Prendy
- Escola diz-se Skola
O povo de Cabo-Verde é muito alegre. Essa alegria pode sentir-se na sua música. Já ouviste falar de Cesária Évora, de Lura, de Tito Paris?
O género musical destes cantores é a Morna, a Coladera e o Funaná.
E que tal ouvires um pouco de Lura?
3. Gostas de ler?
Quem sou eu?
Tenta descobrir o nome da personagem - mistério
Quem sou eu?
Tenta descobrir o nome da personagem - mistério
- Nasci em 1845, na Póvoa de Varzim;
- O meu pai foi juiz;
- Eu também tirei o curso de Direito em Coimbra. Na época, era a única universidade portuguesa.
- Em 1860 assisti a inauguração do Canal do Suez.
- Fui administrador do concelho de Leiria e escrevi nessa cidade um romance. A história deste romance passa-se nesta cidade. O seu nome é "O Crime do Padre Amaro".;
- Fui diplomata e fui cônsul de Portugal na cidade de Havana, a capital de Cuba;
- Vivi também em Inglaterra, onde fui cônsul em Bristol e em Newcastle;
- "Os Maias" é outro dos meus livros e é a minha obra - prima;
- O último livro que eu escrevi foi "A Ilustre Casa de Ramires";
- Morri em 1900, em Paris.
Luís de Camões...
|
Quem inventou as notas musicais?
A ideia foi de um monge italiano. Guido D'Arezzo. Lembrou-se de batizar as primeira sílabas de um pequeno poema que dedicou a S. João Batista. A primeira sílaba era a palavra latina Ut (que significa para que). Como lhe soou mal, ele chamou-lhe Dó. A última frase do poema era Sancte Ioannes, e ele simplificou para SI.
Sabes qual é a melhor idade para começar a aprender
1. Violino?
Aos 3 anos.
2. Piano?
Dos 3 aos 8 anos.
3. Guitarra?
Aos 7 anos.
4. Bateria?
Aos 8 anos.
5. Sopro?
Aos 8 anos.
Aos 8 anos.
5. Porquê aprender música?
- Memorizas sequências de palavras, sons e símbolos, com mais rapidez e facilidade;
- Melhoras a capacidade de coordenação entre os lados esquerdo e direito do corpo;
- Aperfeiçoas o raciocínio, a concentração e a performance(perícia técnica);
- Desenvolves um melhor sentido do tempo;
- E divertes-te!!!
Conheces a banda portuguesa Os Deolinda?
Sexta - feira 13...
- Sabes o que é "triscaidecafobia"?É o medo das sextas-feiras 13. Diz-se que dá azar, mas não passa de superstição!
- Supers... quê? Bem, significa que, por causa do medo exagerado de alguma coisa, as pessoas passam a acreditar que, se fizerem isto ou aquilo, nada de mal lhes acontecerá.
- E cada vez que o calendário marca sexta-feira 13, não sentes arrepios? Muitas pessoas recusam-se a sair de casa nesse dia e a fazer seja o que for! Tudo para evitar o azar previsto para este dia...
- Com tantos dias existentes no ano, por que logo a sexta-feira 13 foi eleita como data que atrai azar?Existem várias explicações:
- Na mitologia dos vikings existem duas lendas sobre o assunto.Diz a lenda, que um dia ela resolveu vingar-se dos cristãos que tentaram acabar com a religião antiga dos países nórdicos.Reuniu 12 bruxas e o demónio para amaldiçoar todos os católicos que viam pela frente. O grupo, formado por 13 pessoas, dizem, aterroriza os cristãos da Europa do norte desde o século VIII (principalmente à sexta-feira 13).- Diz-se que Odin, o chefe dos deuses, estabeleceu o seu reino no norte da Europa. Para o administrar, fazer rituais religiosos e adivinhar o futuro, Odin escolheu 12 sábios e reuniu-os num banquete em Valhalla, a morada dos deuses nórdicos.Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano.
- Uma história que conhecemos melhor diz que na Última Ceia, os doze apóstolos jantaram com Jesus à mesa. Judas - o traidor - estava entre eles, assim o total era de 13 pessoas.
Também aí o final foi infeliz: Jesus foi crucificado na sexta-feira seguinte. - É daqui que vem a superstição de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa, e que a sexta-feira 13 era um dia de azar.
- Na antiga numeração hebraica (dos judeus), os números eram representados por letras. A letra que indicava o número 13 era a mesma usada para a palavra morte.Que sinistro!
- O mais engraçado é que hoje em dia esta superstição é universal, está em quase todas as culturas e nela acreditam ricos e pobres.
Sabes qual é o feriado do mês de abril?
- Naturalmente que já ouviste falar no 25 de abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época.Sabias que o golpe de estado do 25 de abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?
- Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente.Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.
- Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!
- O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
- Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
- Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos?Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.
- Antes do 25 de abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.
- Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil!
- Sabias que os países estrangeiros, que no início apoiavam Salazar e a sua política, começaram a fazer pressão contra Portugal. Por isso o governante dizia que o nosso País estava "orgulhosamente só".Quando Salazar morreu foi substituído por Marcelo Caetano, que não mudou nada na política.
Marcelo Caetano - A solução acabou por vir do lado de quem fazia a guerra: os militares. Cansados desse conflito e da falta de liberdade criaram o Movimento das Forças Armadas (MFA), conhecido como o "Movimento dos Capitães".
- Depois de um golpe falhado a 16 de março de 1974, o MFA decidiu avançar.O major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano militar e, na madrugada de 25 de abril, a operação "Fim-regime" tomou conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial do aeroporto, da rádio e da tv.
- As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.
- Sabias que para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas "senhas" na rádio? A primeira foi a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficou ligada para sempre ao 25 de abril.
- Depois de afastados todos os responsáveis pela ditadura em Portugal, o MFA libertou os presos políticos e acabou com a censura sobre a Imprensa. E assim começou um novo período da nossa História, onde temos liberdade, as crianças todas podem ir à escola e o País juntou-se ao resto da Europa. Mas ainda há muito, muito caminho a percorrer...
-
E no mês de maio?
|
|
Questionário
1. O português é a língua oficial em
a. seis países.
b. oito países.
c. dez países.
d. doze países.
2. O português é a língua oficial, entre outros países,
a. na Guiné-Bissau, Brasil e Suíça.
b. em Portugal, Brasil e África do Sul.
c. em S. Tomé e Príncipe, Andorra e Portugal.
d. em Angola, Moçambique e Cabo Verde.
3. O português é uma língua
a. germânica.
b. românica.
c. céltica.
d. báltica.
4. O português é falado por
a. menos de 50 milhões de pessoas.
b. 100 milhões de pessoas.
c. 150 milhões de pessoas.
d. mais de 200 milhões de pessoas.
5. No mundo ocidental, o português é
a. a primeira língua europeia mais falada.
b. a segunda língua europeia mais falada.
c. a terceira língua europeia mais falada.
d. a quarta língua europeia mais falada.
6. O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006, na cidade de
a. Lisboa.
b. Rio de Janeiro.
c. Porto.
d. São Paulo.
Soluções:
1.b; 2. d; 3.b; 4. d; 5.c; 6.d.
Viaja pelo MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, que fica na cidade de São Paulo no Brasil. Ouve outro sotaque e aprende novas palavras e expressões.
Continua a viajar pelo Brasil com a língua portuguesa.
Fonte: Globo Universidade
Gostas de chocolate?
O chocolate vem de uma planta, o cacaueiro, que não existia na Europa até os espanhóis chegarem ao México, na América.
Foi aí que descobriram que os povos dessa região, os Maias e os Astecas já tomavam chocolate há mais de 3 mil anos, muito antes de Jesus nascer!
Mas só sabiam usá-lo como bebida...
|
- Estes povos consideravam o chocolate muito valioso e acreditavam que era uma fonte de poder. Os Astecas chegaram mesmo a usar as sementes de cacau como moeda de troca em transacções comerciais!
- Assim, no século XVI (na época das Descobertas), os espanhóis levaram o chocolate para a Europa. Toda a gente adorou e, em pouco tempo, tornou-se numa dos alimentos mais populares.
- O fruto do cacaueiro é o cacau, que é uma baga amarela mais ou menos do tamanho de uma banana muito pequena, que tem dentro cerca de 25 sementes brancas.
- A receita primitiva dos Maias diz que se deviam separar as sementes brancas. Depois ficavam a fermentar, secar e finalmente ficavam a torrar ao sol. No fim eram moídas. Ufa!
- A pasta daí resultante era misturada com mel, farinha de milho e algumas especiarias, o que dava um líquido escuro, que era tratado pelos Maias e Astecas como um bem precioso, quase sagrado.
- Mas desde aí o chocolate já evoluiu muito: a primeira grande inovação ocorreu logo no século XVI, quando os espanhóis lhe adicionaram o açúcar, trazido da Ásia, para ficar mais docinho.
A Lenda do Chocolate |
|
Utilizações do Chocolate |
|
Já conheces a Torre de Belém?
|
|
Para os Encarregados de Educação e Educandos
Sabemos que atualmente os livros são dispendiosos. Contudo, quando se gosta de ler podemos procura outros instrumentos que nos dão acesso a bons livros. Através da internet estes livres estão ao alcance de um clique. Siga o nosso conselho e leia com os seus educandos.
Encontra leituras variadas que vão ao encontro de várias idades clicando na imagem.