PPT2010/2011

P.L.N.M. - 2º/3º CICLO


 Disciplina de Português Língua Não Materna
Ano Letivo 2011/2012





A Escola de Hoje

                                       
                                                                          
A escola multicultural é uma realidade no mundo de hoje, de tal forma que não é possível pensar numa educação que não seja  intercultural, independentemente do contexto em que se processa. De facto, é indispensável que a educação promova uma melhor capacidade de participar numa interação social, criadora de identidades e de reconhecimentos da pertença comum à humanidade (Ouellet, 1991).  


Este blogue tem como finalidade apoiar os alunos que têm o Português como Língua Não Materna.
Atualmente abrange os alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, de diversas proveniências: Bangladesh - 1 aluno; China - 3 alunos; França - 1 aluno; Guiné-Bissau - 1 aluno; Índia - 2 alunos; Moldávia - 1 aluno; Nepal - 1 aluno; Paquistão - 1 aluno; Rússia - 2 alunos; Roménia - 1 aluno; Ucrania - 3 alunos; Uruguai - 1 aluno. 

O trabalho é desenvolvido com o apoio de duas professoras em diálogo permanente com os Diretores de Turma dos alunos.

Neste Blogue podes ler as hitórias dos alunos estrangeiros da nossa escola. Com isto queremos dizer, que podes contactar com outros jovens, com outras tradições e hábitos, em suma, com outras maneiras de ver o mundo. Pretendemos divulgar os textos produzidos pelos nossos alunos; dialogar com diferentes culturas e incentivar a comunicação escrita.

Podes também fazer um comentário e dar sugestões.

Esperamos pelo teu contacto e colabora connosco!

As Professoras Responsáveis: Ana Maria Bayan e Gina Silva 


Todos os trabalhos apresentados são produzidos por alunos que se encontram no nível de proficiência linguística A1 / A2, que estão agora a iniciar a aprendizagem da língua portuguesa.

1.        Vamos dar-nos a conhecer e, por isso, vamos fazer a nossa apresentação.

1.
Eu sou a Sol e o meu apelido é Silvera. Tenho 13 anos e sou rapariga. O meu dia de aniversário é o dia 19 de Maio. Sou uruguaia e o meu país é o Uruguai. A minha língua materna é o espanhol. O meu local de nascimento é Montevideo, a capital do Uruguai. Sou filha de Juan martin Rosadilla e o nome da minha mãe é Veronica Magnabosan. Os meus pais são funcionários públicos. Não sou filha única. tenho uma irmã. Moro na Rua antónio Pereira Canilho nº 3, 1º Esq, em Lisboa. Sou aluna do 8º4ª.

Adeus e até breve!


2





Sou aluno do 8º 4ª. O meu nome é Yong Kang e o meu apelido é Chen. tenho 16 anos e sou um rapaz. O meu dia de anos é o dia 8 de Dezembro. Sou chinês e a minha língua materna é o mandarim. O meu local de nascimento é Qingting, na China. Sou filho de Wen Hua e de Wu Lie. O meu pai é cozinheiro, especialista em cozinha chinesa. A minha mãe é dona de casa. Eu tenho uma irmã. Ela é a Yan Yan. Também é aluna. a minha família é toda chinesa. O nome da minha avó é Peng e o meu avô é o Wu Te Xing. Tenho um tio e uma tia. Eles são o Lin e a Fen. Eles têm dois filhos. São meus primos. O meu primo é o Junjie e a minha prima é a Ting Ting.  Eu moro no centro de Lisboa, na rua Bempostinha.

Adeus


3.                  





Olá! Eu sou a Sharbina e sou aluna do 9º3ª. Sou do Bangladesh e a minha língua materna é o bengali. Eu tenho uma família muito grande. Sou filha da Shahena begum e do ali Ali Ahmed. Eu não sou filha única. Tenho três irmãos: o Mustal, o Shakil e o Tanbin. Os meus tios são o tio Farhad Miah, a tia Rubina Begum e o tio Litor. tenho dois primos. A minha prima é a farhana e o nome do meu primo é Fahim. Nós somos todos do Bangladesh.

4.

  O meu nome completo é Dikasha Dikasha. também sou aluna do 9º3ª. Eu tenho dezasseis anos e sou da Índia. O meu dia de anos é no dia seis de Fevereiro. A minha nacionalidade é indiana e a minha língua materna é o hindi. O nome da minha mãe é Baksho e o nome do meu pai é Sardar. A minha mãe é dona de casa e o meu pai trabalha na construção civil. Eu não sou filha única. Tenho dois irmãos e uma irmã. Eu sou irmã da Monika, do Sandesh Kumar e do Manjit Singh. Eu já sou tia. sou tia da Kalwinder Kaur e do Mukhtiar Singh. Tenho três primos . Eles são o Sandeep Kaur, a Sofia e o Sunny. Os meus avós são a Sabo e o Dorsan. A minha família é indiana. 

5.

 Olá a todos. Eu sou o Radu. Sou um rapaz. O meu apelido é Histor. Sou aluno do 9º3ª. Tenho dezasseis anos e o meu dia de aniversário é no dia um de Junho. O meu país é a Roménia. Eu sou romeno e a minha língua materna é o romeno. A minha cidade é Bucareste. Bucareste é a capital da Roménia. É uma cidade muito grande. Eu moro na rua de Arroios nº 27. Os meus pais são a Bianca, a minha mãe e o Teodor, o meu pai. Eles são filhos dos meus avós. A minha avó é a Valeria e o meu avô é o Constantin. Os meus tios Juan, Teodora e Paul são os irmãos da minha mãe. Tenho três primos: a Madalina, a Jona e o Cristian. O meu avô Constantin é o sogro do meu pai. A minha avó Valeria é a sogra da minha mãe. os meus avós têm quatro netos.

6.


    Eu sou a Daria Safronova. Sou da Ucrânia. Sou ucraniana. Também sou aluna do 9º3ª. Sou aluna da Escola Nuno Gonçalves. A minha língua materna é o ucraniano. Vivo em Portugal há pouco tempo, há quatro semanas. vivo com a minha mãe e o meu padrasto. O nome do meu Padrasto é Pedro. Gosto muito dele e da minha mãe. Somos muito amigas. Gosto muito da minha família, das minhas tias e das minhas primas. Portugal é um país novo para mim. Gosto muito de viver em Portugal. Gosto da minha escola e dos meus colegas.

7.

    Eu sou a Hai Li Dai.Tenho doze anos e sou rapariga. O dia do meu aniversário e vinte e um de março.O meu pai chama-se Dai Guang Lin e tem quarenta e quatro anos. A minha mãe chama-se Li Mão e tem trinta e nove anos. Tenho duas irmãs. Sou chinesa e o meu país é a China. A minha língua materna é o chinês. Sou aluna do 5.º4. 


8.


  Eu sou a Fatumata e o meu apelido é Danfa. Eu tenho catorze anos e sou rapariga. O dia do meu aniversário é doze de março. Sou da Guiné - Bissau e sou guiniense. A minha língua materna é o crioulo. Tenho dois irmãos. Moro em Lisboa com os meus pais. Sou aluna do 5.º 4 da Escola Nuno Gonçalves.

9.

  Olá! Eu sou o Kirill MaturKin. Sou da  Rússia e sou russo. Tenho onze anos. O dia do meu aniversário é  seis de abril. A minha língua materna é russo, mas também falo ucraniano. Tenho dois irmãos. O meu pai chama-se Andre e a minha mãe Natalia. Moro em Lisboa. O que eu gosto mais de fazer é pescar nos rios. Sou aluno do 5.º 4 da Escola Nuno Gonçalves.

Adeus!

10.             




  Eu sou o Nichita e o meu apelido é Zubco. Tenho onze anos e sou rapaz. O dia do meu aniversário é vinte e dois de setembro. Sou da Moldávia e sou moldavo. A minha língua materna é o moldavo. O meu local de nascimento é Cerlina. Sou filho de Iurie Zubco e Rodica Zubco. Tenho dois irmãos. Eu moro na Rua Cavaleiro de Oliveira n.º 39. Eu sou aluno do 5.º 4 da Escola Nuno Gonçalves.

11.



  Eu sou a Elodie e o meu apelido é Rogard. Tenho dez anos e sou rapariga. O dia do meu aniversário é vinte e sete de agosto. Sou da França e sou francesa. A minha língua materna é o francês. O meu local de nascimento é Bayonne. A capital de França é Paris. Sou filha única. Sou filha de Ibelia Arradon e Erwan Rogard. A minha mãe é empregada de limpezas. Eu moro na Rua dos anjos n.º 28, em Lisboa. Sou aluna do 5.º 4 da Escola Nuno Gonçalves.

Adeus!

12.

   Eu sou o Shashank e o meu apelido é Pradnan. Eu tenho doze anos e sou rapaz. Sou do Nepal e sou nepalês. A minha língua materna é o nepalês. Moro em Lisboa com os meus pais e uma irmã. Vivo em Portugal há  pouco tempo. Sou aluno do 5.º4 da Escola Nuno Gonçalves.

13.


   Olá! Eu sou o Dumitras Midrigan. Tenho dez anos e sou rapaz. Sou da Moldávia e sou moldavo. O dia do meu aniversário é oito de novembro. A minha língua materna é o moldavo. Eu tenho uma irmã mais nova. Sou aluno  do 5.º 4 da Escola Nuno Gonçalves.


14.

   Olá! Eu sou o Barinder. O meu apelido é Saini. Eu sou da Índia e sou indiano. O dia do meu aniversário é quinze de julho. Tenho catorze anos. Eu tenho uma irmã. A minha língua materna é o panjabi. Sou aluno do 6.º1 da Escola Nuno Gonçalves.

15.

   Eu sou o Eldar Medveder. Tenho dez anos e sou rapaz. Sou da Rússia e sou russo. A minha língua materna é o russo. O dia do meu aniversário é catorze de março. Moro em Lisboa com os meus pais e um irmão. Sou aluno do 6.º 1 da Escola Nuno Gonçalves.

16.  

           Eu chamo-me Irani Akter. tenho 16 anos e sou aluna da Escola Nuno Gonçalves. O nome do meu pai é Amineal. O seu apelido é Islam. Ele é empresário e tem 40 anos. A minha mãe chama-se nasima Akter. Ela tem 37 anos e é muito bonita. A irmã da minha mãe, a minha tia chama-se Salina. Ela tem 30 anos e é jornalista. O irmão da minha mãe, o meu tio chama-se Alom Khan. Ele é professor e tem 34 anos. O irmão do meu pai , meu tio também, chama-se kholil Islam. Tem 38 anos e também é empresário. A minha tia Moina é irmã do meu pai e tem 26 anos. Ela é estudante. Eu tenho dois primos. Eles chamam-se Eline e Tangil. Um tem 5 anos e o outro tem 4 anos. Também tenho avós. eles chamam-se jalal Khan e Jahanara bagum. Eu só tenho um irmão. O nome de3le é baber Islam. Ele é estudante.



2.      Como já somos capazes de descrever fisicamente pessoas, vamos descrever O namorado / a namorada dos nossos  sonhos  
  • O namorado dos meus sonhos é alto, tem olhos verdes ou castanhos. Tem o cabelo como o do Justin Bieber e, por isso, castanho. É moreno, tem a cara comprida e um nariz normal. Tem a boca pequenina e uns lábios finos. É alto e magro e tem 13 anos. É português e nasceu em Santarém, no mês de Setembro.
  • O meu namorado tem o cabelo louro e curto. Tem os olhos azuis. Não é português. Ele é ucraniano. A boca é grande e os lábios são finos. O dia de aniversário dele é o dia 6 de Janeiro. 

  • A minha namorada tem o cabelo preto, liso, comprido e risco ao lado. Tem os olhos pretos e  rasgados.O nariz é comprido e a boca é pequena. Também tem os lábios finos. Ela é magra e baixa e é muito bonita. Tem 16 anos. O dia de anos é o dia 1 de Janeiro.Ela é chinesa e a cidade dela fica na China. Não é filha única. Tem uma irmã. 
   
  • O meu namorado tem um nome lindo. Ele é muito giro. Os olhos são lindos! São verdes. O cabelo é liso e preto. É magro e muito alto.

  • O meu namorado é alto e magro. Ele tem uns olhos lindos! São pretos. O cabelo é preto e encaracolado. A boca e as orelhas são pequenas. Ele tem quinze anos. É lindo!


  • O meu namorado é alto. Ele tem olhos pretos. O cabelo é preto e comprido. O  nariz é normal. A boca é pequena e os lábios são fininhos.


  • A minha namorada tem cabelo castanho e comprido. O nariz é pequeno. Os seus lábios são finos. Ela é russa. Conheci-a na Rússia.




  • A minha namorada é magra. Ela tem uns olhos azuis lindos. O cabelo é curto. Ela é indiana.

  • A namorada dos meus sonhos tem cabelos castanhos. Ela é alta e magra. Os olhos são castanhos, o nariz é pequeno e os lábios são finos.

  • A minha namorada é muito alta. É magra. O nariz é pequeno. O cabelo é preto e encaracolado. Ela é linda!

  • O rapaz dos meus sonhos é italiano. Ele tem dez anos. Os olhos são castanhos. São lindos! O cabelo é castanho, os lábios são fininhos e as orelhas são pequenas. 

  • A namorada dos meus sonhos tem olhos castanhos, cabelo comprido. Ela tem nariz pequeno e cara oval. Ela não é muito alta e é magra.

3.       Acabámos de aprender a descrever tipos de habitação e a descrever a casa. Por isso, já somos capazes de descrever a nossa casa. 




1.   





    No meu país, a Roménia, a minha casa não é um apartamento. É uma moradia. Tem um jardim e uma garagem. Fica perto de uma cidade. A casa só tem um piso. Tem sete divisões. Tem quatro quartos, um escritório, uma sala de jantar grande e uma sala mais pequena. Tem duas casas de banho e uma cozinha. A cozinha tem uma máquina de lavar roupa, um frigorífico e uma mesagrande com cadeiras à volta. As casas de banho são diferentes. Uma tem um polibain, uma sanita e um armário que está junto do lavatório. A outra não tem um polibain, mas tem uma banheira. O meu quarto tem uma cama, um armário, uma televisão, uma secretária e um candeeiro de pé. A sala tem dois sofás, uma mesa de centro grande, uma televisão grande e um mini bar. No escritório há uma secretária, uma estante pequena com livros e um computador. 

Vou, agora, falar do meu quarto em Lisboa. Eu gosto do meu quarto porque é o meu espaço privado. É lá que eu descanso e passo o meu tempo livre. É o único lugar onde posso estar sozinho. Tem uma cama grande, uma mesa de cabeceira e uma televisão pequena. Tem ainda um armário onde eu guardo a minha roupa. Tenho um tapete no chão, uma secretária pequena onde eu faço os trabalhos de casa e onde está o meu computador.
Radu Daniel 

2.
 

 A minha casa fica em Nova Deli. A minha casa tem cinco quartos, duas casas de banho, uma é grande, a outra é pequena. Tem também uma cozinha, uma sala de estar e uma sala de jantar. Tem uma varanda grande. Cada quarto tem uma cama, um armário, quadros e janelas. A sala de jantar tem uma mesa grande com seis cadeiras e tem um frigorífico. A cozinha tem um fogão e um armário. À frente da minha casa há um grande espaço com árvores.

Em Lisboa, o meu quarto é pequenino. Tenho uma televisão, um armário e uma cama. A minha cama tem uma colcha. Os padrões da minha colcha são muito giros. Dentro do meu armário, tenho as minhas roupas. Também tenho dois candeeiros e uma mesa pequena. Os candeeiros têm formas diferentes. Ainda há um tapete e um espelho. Tenho uma fotografia com todas as minhas amigas. A cor do meu quarto é azul.
Dikasha Dikasha 

3.

 No meu país, a minha casa fica na cidade de Nicolaw. É uma moradia que tem um jardim. A casa não é grande, mas é muito confortável. Tem quatro divisões: dois quartos, uma sala comum, um escritório. Tem também uma casa de banho grande e uma cozinha. A cozinha tem um frigorífico, um forno, dois armários e uma bancada. A sala tem um sofá, uma televisão, uma mesa com quatro cadeiras e outros objetos. O meu quarto é muito confortável. Tem a minha cama, uma mesa de cabeceira, um espelho, um roupeiro, uma secretária com o meu computador.
Gosto muito da minha casa e tenho saudades dela.
Safranova Daria

4.
 

 Eu tenho uma casa muito grande no Bangladesh. Fica em Sherbur. Sherbur é uma vila do Bangladesh. A minha casa tem seis quartos e duas casas de banho. Uma é grande e outra é pequena. Tem ainda uma cozinha, uma sala de estar e uma sala de jantar. Tem também uma varanda grande. Cada quarto tem uma cama, um armário, uma jarra com flores, quadros e janelas. A sala de jantar tem uma mesa grande com doze cadeiras e tem um frigorífico. A cozinha tem um fogão, um armário, um micro-ondas etc. À frente da minha casa há um grande espaço com árvores, há árvores de fruta e há uma piscina. Eu gosto muito da minha casa.

Em Lisboa, o meu quarto é grande. Tem uma cama e um armário. A colcha da minha cama é branca e é muito gira. No armário está a minha roupa. No meu quarto há um candeeiro, uma jarra com flores e um espelho com pedrinhas. Também tem um tapete. O meu horário está por cima da mesa da televisão. Tenho uma moldura com uma fotografia com todas as minhas amigas. Eu adoro o meu quarto.
Sharbina 

5.


Eu sou de Montevideo e lá moro numa moradia. Tem cinco assoalhadas, uma casa de banho, uma despensa e uma garagem. Fora da casa há um jardim.
O meu quarto é o maior de toda a casa. É branco, azul e cor de rosa. Tem muitos brinquedos numa arca que está junto da cama. O armário está em frente da cama e a cama está em frente da varanda. No meu quarto também tenho umas prateleiras, ao lado da porta, com muitos livros.

O meu quarto de Lisboa é um pouco diferente. Não é muito grande, mas é suficiente. Eu gosto muito dele. Tem um tapete vermelho de lã grossa, a fingir que é de pelo. É  muito giro. Ao lado da minha cama tenho uma fotografia gigante do meu artista preferido que é o Taylor Lautner. Eu divido o meu quarto com a minha prima Micaela. Na parede dela, ele tem muitas fotografias do seu cantor preferido, o Justin Bieber. Ela adora as suas canções. Ela acha que ele é muito giro. Também temos aos pés da cama um biombo castanho.
Sol Silvera 

6. Eu moro nos Anjos. A minha casa tem dois quartos, uma sala, uma cozinha, uma casa de banho e uma varanda.
Elodie Rogard
                                                                






7. A minha casa tem três quartos, uma casa de banho, uma cozinha e uma sala  enorme. Fora da casa há um quintal pequeno.
Kirill MaturKin
                                                            
                                                                 

8. A minha casa tem quatro quartos, uma sala, uma cozinha, duas casas de banho e uma varanda. Fora da casa há um quintal.
Fatumata Danfa

9. A minha casa tem uma sala, uma cozinha, uma casa de banho, um hall de entrada, três quartos e uma sala de estar.
No meu quarto tenho uma cama, uma secretária, um armário, uma televisão, um tapete e uma estante.
Nichita Zubco
    


10. Eu moro com a minha família num apartamento em Xabregas, no 8.º andar. O apartamento tem dois quartos, uma sala, uma cozinha e duas casas de banho. A sala é grande e tem uma janela., que nos permite ver o rio Tejo. Na sala temos uma televisão, uma mesa, dois sofás e muitas plantas.
No meu quarto tenho uma cama, duas mesas de cabeceira, uma televisão e um armário com os meus brinquedos. No quarto dos meus pais há uma cama, uma televisão, duas mesas de cabeceira, um armário para a roupa e a cama da minha irmã.
Na cozinha temos um fogão, uma máquina de lavar roupa e loiça, um frigorífico e uma mesa. Adoro a minha casa.
             


                                                         
11. A minha casa tem quatro quartos, uma casa de banho, uma cozinha e uma sala de jantar.
Shashank Pradnan
         

12. Eu moro numa rua antiga e estreita. A minha casa tem três quartos, uma cozinha, uma casa de banho e uma sala.
Hai li Dai

                                                        

4. Chegámos ao fim do 1º Período. Foi difícil a nossa adaptação à Língua Portuguesa. Uma língua difícil e tão diferente da nossa. O alfabeto é diferente, os sons são diferentes, o modo de escrever  é diferente. A cultura portuguesa é diferente e o modo de estar dos portugueses diferente é. Caminhamos devagar, mas temos a certeza de que vamos conseguir. Precisamos só de mais tempo. Em Portugal, as aulas do 1º Período terminam em Dezembro, por volta do dia 16. É a época do Natal, uma época festiva. Recomeçamos no dia 3 de Janeiro.
Bom Natal para todos.

A Daria Safranova, aluna do 9ª 3ª, resolveu escrever um texto sobre o Natal.



O Natal na Ucrânia é no dia 7 de Janeiro. Antes do Natal, todos os ortodoxos fazem o jejum da quaresma. Não se pode comer carne e ovos. No Natal nós só comemos legumes e Kutay. São os principais pratos tradicionais que se põem na mesa dois dias antes do Natal. No dia 6 de Janeiro, os afilhados levam o jantar a casa dos padrinhos, e os padrinhos oferecem presentes aos afilhados. No dia de Natal todas as crianças, com uma estrela na mão, andam pelas ruas de casa em casa. Batem às portas e desejam muitas felicidades, saúde e abundância às pessoas. Cantam e recebem das pessoas pequenos presentes, rebuçados, chocolates etc.
Na Ucrânia, as férias de Natal acabam no dia 14, e nesse dia, há uma festa muito grande que se chama Melánia. No dia seguinte vamos para a escola. Eu adoro o Natal na Ucrânia.



5. Já somos capazes de falar sobre a nossa cidade.   
1.




Eu morei em muitas cidades. Morei em Torremolinos, que fica em Málaga, em Espanha. Morei em Don Benitol, em Badajoz, Espanha, em Santa Ursula, em Tenerife. Agora estou a morar em Lisboa, mas o meu local de nascimento é Montevideo, no Uruguai. Montevideo é a capital do Uruguai. Eu adoro Montevideo porque é uma cidade cheia de vida. Fica muito perto da costa e tem prédios antigos e modernos. Tem umas praias grandes e bonitas e também tem uma parte antiga e outra moderna. O clima é muito parecido com o de Lisboa. Há árvores nas ruas, centros comerciais muito grandes, mas não há muitos prédios. Há mais moradias. Há muitos monumentos na parte velha da cidade. O meu bairro é grande e um pouco antigo. Tem um supermercado, duas lojas de guloseimas, um bar e uma paragem de autocarros. É um bairro muito bonito e moram lá pessoas muito simpáticas.
Sol Andino Silvera 

2.




 A minha cidade é Bucareste. Eu gosto desta cidade porque é grande e porque no Inverno tem muita neve. É uma cidade com muitos bairros antigos. O meu bairro chama-se Pascani. É grande e bonito. Tem muitos restaurantes, discotecas, cafés, muitas lojas de pronto a vestir, centros comerciais e supermercados. Ao lado do meu prédio há um hotel. Há uns correios e um estádio de futebol pequeno. A minha cidade tem muitos monumentos, estádios de futebol, centros desportivos, igrejas, paragens de autocarro, estações de metro e outros serviços. É uma cidade bonita, mas é mais bonita no Inverno.
Radu Daniel Histar 

3.


A minha cidade é Boznesensk. Eu gosto desta cidade porque é uma cidade moderna e não é muito grande. Boznesensk tem um rio. É o rio Mertvovod. Eu não gosto do clima da minha cidade, porque no verão os dias são muito quentes e no inverno são muito frios.
O moro no bairro de Lageray. Este bairro é grande e muito bonito. Há muitos jardins neste bairro. Há dois restaurantes, muitos cafés e pastelarias. No meu bairro as ruas são largas. Há frutarias, um supermercado, uma livraria, uma papelaria, um talho e uma farmácia. A cidade tem muitos monumentos, um museu, um cinema, um centro comercial e dois estádios de futebol. tenho muitas saudades da minha cidade.
Safronova Daria


4.

A minha cidade é Jalandhar. Eu gosto desta cidade porque é muito grande e bonita. Tem muitos bairros antigos, jardins, carros, lojas, hóteis, escolas e uma igreja decorada a ouro. O meu bairro é grande e antigo. Tenho saudades da minha cidade.
Barinder Saini 
                                                                                                    





5.

A minha cidade é Wenzhou. É uma cidade localizada na Costa Sul da China. Fica a seis horas de autocarro do sul de Shanghai. É uma cidade bonita e antiga. É rodeada por montanhas. Tem muitos habitantes, lojas, carros, jardins e restaurantes com comida saborosa. Eu gosto muito da minha cidade.
Hai li dai
                                                                                     
                  

                                                                         

6. Já estudámos o vocabulário relacionado com a escola. Vamos, agora, descrever a nossa escola no nosso país.





1.
Eu sou a Sharbina e sou do Bangladesh. A minha escola chama-se Azad Bokht  High School e fica em Sherpur. Esta escola fica longe da minha casa. Todos os dias chego às 10:00. É muito grande e muito bonita. O bangla, o inglês, a matemática, as ciências da natureza e a história são disciplinas obrigatórias. Eu gosto muito de bangla. A minha escola tem aulas a partir  do 6º ano até ao 10º ano. A minha professora preferida é a professora de bangla. Eu gosto de andar na escola porque os professores são muito bons e muito amigos. Atrás da minha escola há um rio.
A minha escola tem um laboratório para as ciências e tem muitas salas de aula com muitas janelas. Também há duas salas de professores, casas de banho para os alunos, uma sala de informática e um pátio. A escola tem um campo de desportos muito grande, um ginásio, uma cantina e uma biblioteca. A cor da minha escola é amarela e preta.
Sharbina 

2.

Eu sou da Índia e sou a Dikasha. O nome da minha escola é Gout High Rahimpur School. Fica longe da minha casa. Começo as aulas às 8h. É muito grande e bonita. A cor da minha escola é branca e cinzenta. Começa no 6º ano e vai até ao 10º ano. A minha professora preferida é a professora de matemática. As minhas disciplinas são o hindi, o panjabi, o inglês, a matemática, as ciências da natureza e a história. Eu gosto muito de matemática e gosto de andar na escola porque os professores são bons e simpáticos. Eu não gosto de história e de ciências. Na minha escola há uma cantina, um laboratório e uma sala de professores. Há muitas salas de aula, casas de banho para os alunos, um pátio e uma sala de informática. Na minha escola os alunos não podem usar o telemóvel.
Dikasha

3.
Eu sou o Barinder Saini e sou da Índia. O nome da minha escola é ST. Saldier Divine Public School Bhogpur. Fica longe da minha casa. Todos os dias chego às 8 horas e termino às 14:40 horas. É muito grande e bonita. Na minha escola há um parque, um jardim, uma biblioteca, um refeitório e casas de banho para o alunos. As minhas disciplinas preferidas são educação física, inglês e ciências da natureza. Não gosto de matemática nem de história. O almoço é das 12 horas até às 12:50 minutos.

                                                   
4.
           
O nome da minha escola, na Roménia, é Colegiul Unirea Rascani. Tem turmas a partir do 1º ano até ao 12º ano. A escola é muito grande. Tem 3 campos de futebol e um ginásio grande. A escola tem um programa especial de rugby e perto da minha escola há um campo de rugby, que é grande, e onde jogamos. Gosto dos professores porque são divertidos. As aulas não são cansativas. Gosto muito da minha escola, porque tenho lá muitos amigos e adorava voltar para lá.
Radu Daniel




5. Já somos capazes de falar sobre a nossa rotina e de utilizar os verbos no Presente do Indicativo.


1. No meu dia a dia eu acordo todos os dias a horas diferentes. Tomo o pequeno almoço, que normalmente consiste em leite com chocolate e torradas com manteiga. Às vezes como cereais com leite. Em seguida, arranjo-me, penteio-me, lavo os dentes e saio de casa para a escola. Na escola tenho aulas e almoço às 12:35. O almoço tem a duração de uma hora. Às vezes almoço mais tarde. Como levo o almoço de casa , o meu almoço é sempre diferente. Quando saio da escola vou diretamente para casa. Em casa faço os trabalhos de casa e estudo. Quando tenho tempo, vejo televisão.
Antes do jantar tomo um duche. Janto com a minha irmã e a minha prima, enquanto os mais velhos vêem televisão e tomam chá de mate por volta das 21:30.
Às 22:30 ou um bocadinho mais tarde, vou para a cama.
É, assim, o meu dia a dia.
Sol Andino Silvera


2.
Todos os dias de manhã acordo às 8:00 com o despertador e vou para a casa de banho. Geralmente tomo um duche e lavo os dentes e a cara. A seguir, visto-me e penteio-me. Depois vou para a cozinha e preparo o meu pequeno almoço. Bebo leite ou chá e como pão com manteiga. Saio de casa e vou para a escola. Eu vou para a escola de autocarro. Ao meio dia e meia almoço em casa. À tarde eu tenho aulas até às 17h. Eu não fico na escola. Vou para casa a pé com os meus amigos porque a minha escola fica perto da minha casa. Quando chego a casa lencho. Depois faço os TPC. À noite eu janto e vejo televisão. Deito-me por volta das 23h porque tenho aulas no dia seguinte.
Safranova Daria

3.
Eu acordo de manhã às 8h ou 9h. Acordo e não me levanto logo. Fico na cama 20 minutos. A seguir, levanto-me, faço alguns exercícios físicos e depois vou para a casa de banho. Lavo os dentes e arranjo-me. Vou para o quarto e visto-me. Depois vou para a cozinha. Faço um sumo de frutas, como uma maçã e vou para a escola. Chego àescola às 10h e tenho aulas até às 12h. É a hora do almoço. Vou a casa ou a um café comer qualquer coisa. Depois tenho aulas até às 18h. Vou para casa e janto. Estudo durante duas horas. Faço exercícios físicos e depois navego na internet até á meia-noite. Por fim, deito-me.
No fim de semana, acordo às 13h e almoço. Vou ao jardim e jogo futebol e corro. À noite, às 21h saio com os meus amigos e divertimo-nos.
Radu

4.
O meu dia da semana preferido
O meu dia preferido é a quarta feira. De manhã acordo às 9h com o despertador. Levanto-me, visto-me e penteio-me. Depois vou para a cozinha e preparo o pequeno-almoço com a minha família. Bebemos chá e comemos pão. A seguir vou para a casa de banho e lavo os dentes e a cara. Saio de casa e vou para a escola. Eu vou para a escola de autocarro. Levo mais ou menos 20 minutos de casa até à escola. Chego à escola à uma e meia. Começo as aulas logo a seguir. Não almoço a comida da escola, porque levo o almoço de casa.
À tarde tenho aulas até às 18h. Eu não fico na escola. Vou para casa de autocarro, porque a minha escola fica longe de casa.
Dikasha

5.


O dia a dia da minha mãe
A minha mãe chama-se Verónica. Ela acorda às 5h da m,anhã. Faz a sua higiene pessoal e arranja-se. Apanha dois autocarros , um às 6h e outro às 6H30. Começa a trabalhar todos os dias às 7h.
No trabalho, trabalha com computadores e tem de ensinar aos funcionários o que eles têm de fazer. Das 13h às 14h é a sua hora de almoço e depois volta para o trabalho.
Sai do trabalho entre as 16h e as 17h. Em seguida vai ter comigo à porta da escola, quando eu saio a essa hora e quando ela pode.
Em casa ajuda a minha irmã a fazer os TPC. Depois toma um duche e fica a ver televisão. Às vezes ela faz o jantar e o almoço para o dia seguinte, quando os meus tios ou o meu pai não o fazem. Depois do jantar, a minha mãe toma um duche, penteia-se e põe o pijama. Às vezes fica no quarto com o meu pai e vêem televisão até adormecerem. E ,assim, é o dia a dia da minha mãe.
Sol Andino

5.  


A minha mãe acorda todos os dias às 7:00 e prepara o pequeno-almoço. a seguir lava a louça e às 9:00 limpa a sala, a cozinha, a casa de banho e o quarto. Ao meio dia passa a ferro. À uma hora, prepara o almoço. Depois, volta a lavar a louça. Às 15:00 lava a roupa e às 17:00 vai às compras. Às 18:00 despeja o lixo. Volta para casa e vê um pouco de televisão e passeia. Às 19:30, prepara o jantar. Volta a lavar a louça e às 20:30 toma um duche. Não se deita tarde.
Chen



6. Eu levanto-me às 6:50. A seguir vou tomo banho, penteio-me e vou vestir-me. Depois tomo o pequeno almoço e lavo os dentes. Às 7:15 vou para a escola. Quando as aulas terminam da parte da manhã, vou almoçar. Normalmente trago almoço de casa. À noite janto, vejo um pouco de televisão e jogo.
Elodie Rogard




7. O meu dia começa muito cedo. Acordo às 7:00, tomo um duche, lavo os dentes, visto-me e tomo o pequeno-almoço (pão e leite). Depois vou para a escola. Quando a escola termina, vou para casa. Quando chego a casa descanso um pouco e depois vou ver televisão. À noite faço os TPC e janto. Às 22:30 vou para a cama.
Fatumata Danfa



8. Eu levanto-me às 7:00. Vou tomar um duche, lavo os dentes e a cara. Depois penteio-me, visto-me e vou tomar o pequeno almoço (uma sande e um sumo). Às 7:40 saio de casa e vou para a paragem do autocarro. Chego à escola às 8:00. Às 8:15 começam as aulas. A escola termina às 18:00. Às 19:00 já estou em casa. A seguir faço os TPC e estudo um bocadinho. Depois vou jantar. Mais tarde, jogo no computador.
Nichita Zubco


9. Eu levanto-me às 7:00. Tomo um duche, lavo os dentes e  penteio-me. Depois tomo o pequeno almoço e vou para a escola. Às 7:40 chego à escola. Quando a escola acaba vou para o Centro de Estudos. De seguida vou para casa, janto, vejo televisão, jogo no computador e vou para a cama.
Kirill Matukhin





10. Eu acordo às 6:30. Tomo um duche, lavo os dentes e tomo o pequeno almoço. Às 7:30 visto-me e vou para a escola. Depois das aulas vou almoçar.À tarde estudo. Por volta das 18:00 vou jogar PSP3. Às  22:00 vou dormir.

11.


O dia de anos da minha mãe
O dia de aniversário da minha mãe é o dia 10 de Maio. É um dia importante para ela. Nós festejamos esse dia com a família e com os nossos amigos, em casa. Eu, no início do dia , faço o pequeno-almoço da minha mãe e levo-o à cama.
À hora do almoço, os amigos e a família reunem-se à volta da mesa para cantar os Parabéns. Ela recebe sempre muitas prendas e parabéns. Este é um dia feliz para a minha mãe.
Radu Daniel Histar


7.


O dia a dia da minha melhor amiga
A minha melhor amiga chama-se Esther Oallego. Ela vive em Espanha.
Todos os dias , depois de acordar, vai para a casa de banho e toma um duche. Arranja-se e seca o cabelo. Depois vai para a cozinha e toma o pequeno-almoço. Às 8:20 sai de casa para ir para a escola e chega às 8:25. Na escola tem aulas só até às 14:15. Quando sai da escola, deixa a mochila e vai passear a sua cadela. Demora 15 ou 20 minutos. Quando volta já tem o almoço pronto. Almoça com os pais e o irmão mais novo. Faz sempre os TPC e estuda sempre no quarto. A seguir vai um bocadinho para o computador. À tarde vê televisão. Lancha às 17:00 e a seguir vai com o irmão para o pátio do prédio. Às 18.30 voltam para casa e vêem televisão com os pais. Às 21:00 jantam todos juntos e às 21:00 vai para a cama.
Sol Andino

8.
A minha melhor amiga também se chama Viktoriya. Ela tem 17 anos. Estuda na universidade, na faculdade de história. Ela quer ser professora de história. De segunda a sexta feira, ela tem aulas. Ao sábado e domingo não tem aulas. São os dias de descanso. De manhã, levanta-se às 7h e veste-se. Depois toma o pequeno-almoço. Vai a pé para a universidade. Não precisa de apanhar nenhum transporte. Ela mora numa casa alugada. As aulas dela começam às 9h e acabam às 18h.
À sexta-feira, ela vai a casa dos pais e volta no domingo.
Viktoriya

9.


O meu percurso para a minha escola
Quando saio de casa, viro à direita e sigo em frente. Viro de novo à direita e vou em frente até chegar à Praça do Chile onde apanho o aurtocarro. O autocarro segue sempre em frente pela rua Morais Soares e depois vira à direita e segue em frente até chegar à avenida General Roçadas onde fica a minha escola. Eu não moro muito longe de casa. Levo mais ou menos 15 minutos.
Radu

10. 


Como moro em Arroios, vou para a escola a pé.
Para ir para a escola, tenho de subir toda a avenida Morais Soares. Passo pelas saídas do metro, para não atravessar a rua e depois vou sempre em frente até ao fim da avenida. Vou sempre pelo passeio à direita. Depois viro àdireita e atravesso uma rua. Ando um pouco e subo até encontrar a passadeira. Atravesso a rua e sigo sempre em frente. Atravesso uma passadeira que há perto da escola, que não tem semáforos e em frente há um parque. Atravesso, viro à direita e dirijo-me para a escola.
Sol Andino

11.


O meu percurso para casa
Saio da escola, mas não saio sempre à mesma hora. Há dias em que saio mais cedo e há dias em que saio mais tarde. Tudo depende de quando acabam as aulas. Vou a pé para a minha casa. Moro muito perto da escola, por isso vou sempre a pé. Não preciso de apanhar nenhum transporte. Vou para casa com as colegas da minha turma. Algumas moram perto da minha casa. Quando saímos da escola, atravessamos a rua, subimos outra rua e depois descemos uma rua mais comprida. Às vezes, depois das aulas vou passear com as colegas da minha turma.
Viktoriya Martinenko

  Já somos capazes de responder a um postal enviado por um amigo e falar sobre as férias

12.
                                                                                                      Lisboa, 10 de Maio de 2012

Olá Nuno!

Estou a passar as férias na praia... Por isso queria escrever-te para que não sintas muitas saudades minhas! Estou numa praia muito gira que tem a forma de meia lua. A areia é de um tom amarelo cremoso, muito bonito. A água é cristalina de um tom verde-azulado.
Passo lá os meus dias com os novos amogos que conheci. Chamam-se Carlos, Filipa, Tomás e Rosa. Às vezes também vou à cidade e passo por um parque parecido com o que fica perto de casa.

Adeus. beijinhos da tua amiga.

Joana
                                                  
    Sol Andino                                                                                                                  
                                                                                                       
Também já somos capazes de falar sobre ações futuras



1.


No próximo sábado, vou acordar às 9h para fazer o pequeno-almoço para a minha irmã mais nova e vou ver televisão. Vou almoçar com os meus pais, com a minha irmã, a minha prima e com o meu avô às 13:30. Depois do almoço vou fazer os TPC e às 17:00 vou lanchar. Às 17:30 vou ao parque e vou andar de patins com a minha prima e com a minha irmã. A minha irmã vai de bicicleta. Os meus tios Luciana e Jorge vão levar-nos. Vamos voltar para casa às 19:00. A seguir vou tomar um duche e vou ver televiosão com a minha família. Às 22:00 vou jantar e às 23:30 vou deitar-me.
No domingo, também vou acordar tarde e vou almoçar às 14:30 em casa da minha tia Elena e do meu tio Leonardo. Às 17.00 vou lanchar na casa deles e às 21:20 vamos jantar uma pizza e ver o programa "A voz de Portugal". Nesse programa participam pessoas que sabem cantar muito bem.
Às 22:30 vamos para casa e às 23:00 vou-me deitar, pois no dia seguinte tenho aulas.
Sol

2.


No próximo fim de semana eu vou fazer compras com a minha mãe. Também vamos ao cinema. vamos ver um filme do Harry Potter. Depois do cinema, vamos para casa e vamos preparar o almoço. vamos almoçar juntas. À noite, vou ver um filme com a minha mãe e o meu padrasto.
Safranova Daria

3.


Amanhã eu vou acordar às 9h. Depois vou para a casa de banhop e vou tomar um duche. Vou tomar o pequeno-almoço na cozinha por volta das 7:00. Na escola eu vou estudar e vou almoçar na cantina. À tarde vou estudar a Língua Portuguesa. À noite vou navegar na net e vou ouvir música. Vou deitar-me às 21h.
Dikasha

4.


No sábado vou acordar às 13h e vou para a casa de banho. Depois vou fazer uma hora de musculação. Vou almoçar com a minha família. Depois do almoço vou navegar na net ou vou ver um filme até às 17h. Mais tarde vou sair com os meus amigos. Vou voltar para casa para jantar . Às vezes, combino com os amigos e saimos à noite ou vamos ver um jogo de futebol.
No domingo, vou acordar às 11h ou ao meio-dia. Vou fazer também uma hora de musculação e vou almoçar. Muitas vezes, ao domingo, almoço no restaurante. Depois vou estudar e vou fazer os trabalhos de casa durante duas ou três horas. A seguir vou com a família dar uma volta e depois vou para casa e vou navegar na net. No domingo, vou deitar-me mais cedo porque tenho aulas de manhã muito cedo.
Radu

5.


No próximo fim de semana, de manhã vou acordar às 9h. Vou levantar-me e vou lavar os dentes e a cara. A seguir vou tomar o pequeno-almoço e vou arrumar o meu quarto. Depois vou navegar na internet e vou estudar para 2ª feira. Vou traduzir muitas palavras. À tarde vou almoçar e vou ver televisão.
Chen

6.
        

As minhas férias da Páscoa
Eu vou passar as minhas férias da Páscoa em Torremolinos, em Espanha. Vou com a minha prima Victoria, a minha tia Maria, o meu tio Francisco, a minha prima Addy Lola e o meu primo mais novo, o Manuel. Eu vou a Espanha com a minha tia Luciana e o meu tio Jorge e também com a minha prima Micaela. Vamos passar lá uns dias. Depois vamos voltar e connosco vem a minha prima Victoria. Em Lisboa vai estar a minha avó Margarita, que vem do Uruguai. Vem +passar uns dias comigo, com a minha irmã e com a minha mãe. Vamos passar as férias muito bem. vamos ao parque, ao Centro Comercial Vasco da Gama. A minha avó vai conhecer Portugal. Esta é a primeira vez que vem a Portugal, mas ela está muito entusiasmada. Ela vai provar os pastéis de Belém e vai ver o castelo de São Jorge. Todos vamos fazer muitas coisas juntos.
Sol

7.

No próximo sábado vou comprar roupa com o meu pai. Vou ver a peça de teatro "O Pai Tirano" e quero ir bonita e elegante. Mais tarde, vou ler o Alcorão. À noite vou ver um filme com os meus primos.
No domingo vou ficar em casa a ajudar a minha tia na cozinha. A seguir vou fazer o TPC e vou dormir.
Fatumata Danfa

No próximo fim de semana vou almoçar com a minha família. Depois vou a um parque de diversões. Mais tarde vou estudar e quando terminar vou jogar computador.
No domingo vou à pesca a Setúbal.
Nichita Zubco
9.                                                              
No próximo fim de semana vou a Setúbal. Vou visitar os meus primos. À tarde vamos passear pela Serra da Arrábida e conhecer as belas praias da Costa Azul.
No domingo, regresso para Lisboa.
Elodie Rogard

10.

No próximo sábado vou convidar o meu amigo Murillo para passar o dia em minha casa. Depois vamos jogar fist-fast e futebol.  À tarde vamos estudar e lanchar.
Krill Maturkin
11.                            
No próximo fim de semana vou passear para o Algarve.
Dumitras Midrigan

12.
No próximo sábado vou acordar às 10 horas. Depois vou almoçar com os meus pais a uma pizzaria. às 16 horas vou a um parque andar de skate. Depois vou fazer o TPC e estudar português.
À noite vou jantar com a minha família e vou-me deitar cedo.
Shashank Pradhan   


13.
No próximo sábado eu vou visitar uma amiga. Vamos jogar no computador e estudar. Depois vamos almoçar.
Hai Li Dai

Agora já podemos falar sobre ações passadas pontuais. Já aprendemos o Pretérito Perfeito do modo indicativo.




1. Uma pequena biografia
Eu tenho 15 anos e nasci na Ucrânia, no dia 30 de Novembro de 1996, na cidade de Struiy. Nasci às seis horas da manhã com 3 quilos e 49 centímetros. A minha mãe chama-se Irina e o meu pai Sergio. Com 3 anos fui viver com a minha avó. Co 15 anos vim para Portugal. Vim com os meus pais e agora moro em Lisboa. Gosto muito, mas tenho muitas saudades dos meus amigos. nas férias vou para a Ucrânia.
Viktoriya



Também já aprendemos a falar sobre ações passadas habituais. Por isso, aprendemos o Pretérito Imperfeito do Indicativo. 

1.


A Esther é a minha melhor amiga e tem 13 anos. Ela vive em Espanha. Quando eu vivia em Espanha, ela acordava todos os dias às 7:30, levantava-se e ia para a casa de banho. Lavava os dentes e tomava um duche. A seguir vestia-se e calçava-se. depois ia parea a cozinha e preparava o pequeno-almoço. Ia sempre para a escola a pé. Chegava à escola às 8:20 e começava as aulas às 8:30. Todos os dias saía às 14:15. Depois ia para casa, almoçava e levava a cadela à rua`. Às 17:00 fazia os TPC e depois ia para o parque. Brincava com o seun irmão mais novo. Voltavam para casa às 18:30, lanchavam e viam televisão. Jantavam às 20:30 e deitavam-se às 22:30.
Sol
  

Já somos capazes de falar sobre ações futuras e de usar o Futuro Imperfeito do Indicativo





1.

Como será a vida em 2100?

            


Eu acho que em 2100...
Não haverá ruas. Os carros voarão e as ruas serão túneis transparentes no ar. as casas serão parecidas com as de agora, só que haverá robôs para satisfazer as nossas necessidades. As casas de banho limpar-se-ao sozinhas. As cozinhas farão os pratos que pedirmos e os robôs mudarão as fraldas dos bebés. As cadeiras voarão e assim, não teremos de fazer muito esforço e os idosos viverão melhor. Nunca seremos gordos, prque teremos de ter um pequeno ginásio em casa. Será obrigatório e teremos um "personal trainer" robô.
Não haverá doenças incuráveis e poder-se-á recriar partes do corpo humano.
Quanto às escolas, estas serão online. Os professores serão programas informáticos e os alunos de todo o mundo poderão conversar uns com os outros. Vai haver uma língua única de comunicação para todos os países do mundo e uma moeda única.

Sol Andino 


Responder a um postal, usando o Futuro Imperfeito


1. 

   



                                                       


                                                                                           Lisboa, 24 de Maio de 2012

Olá Fermin!
Fico muito contente por vires viver para Lisboa. Eu estou a estudar na Escola Básica 2.3 de Nuno Gonçalves, em Lisboa. Seria muito divertido se pudesses vir para a minha escola. Claro que eu ia ajudar-te.
Como gostavas de conhecer Lisboa e pedes algumas sugestões, poderás ir passear à Baixa. É muito bonita e é uma zona antiga e tem muitas lojas giras. Também poderás ir ao castelo de São jorge que fica em Lisboa e é muito grande. No fim de semana podes ir a Belém e poderás ver a Torre de Belém. Disseram-me que ao domingo é gratuito. Eu nunca fui a nenhum dos dois monumentos que te indiquei, mas gostava de ir contigo. Possivelmente poderemos ir os dois.
 Fico à tua espera.

Um abraço

Pepe 





Ano Letivo 2012 / 2013 - PLNM alunos do 8º e 9º anos
 
 
Textos produzidos pelos alunos do NPL B1
 
 
 
1. Há pessoas mais otimistas, que encaram a vida de forma positiva, e outras mais pessimistas, que encaram a vida de forma negativa, esperando sempre o pior.
Escrever um texto,  em que te descrevas como uma pessoa otimista ou pessimista.
1.
Eu penso que vivo a vida de uma forma bastante positiva, embora tenham acontecido coisas más e coisas boas. Decidi sempre nunca render-me e encarar cada situação com calma e otimismo, tentando sempre melhorar as coisas que posso melhorar. Quando eu era pequena, estava sempre contente e tinha sempre um sorriso na cara, brincava e saltava com os meus colegas. Ainda que as coisas tenham mudado, desde que eu era pequena, ao crescer reparei que a única coisa que tem verdadeiramente importância é que cada um seja feliz à sua maneira. Algumas das situações que me levaram a ser otimista foram, definitivamente, o facto de ter vivido noutro país. Mesmo que a minha viagem para Portugal não tenha sido a minha primeira viagem, porque antes de cá chegar já tinha viajado para outros países, mudou totalmente a minha visão da vida. Também sou otimista devido ao facto dos meus pais e amigos me terem sempre apoiado em tudo. Acredito que vou continuar a ser otimista no futuro, tentando fazer sempre as coisas da melhor forma possível. Se conseguir, continuarei a enfrentar, com vontade e com uma atitude otimista, as situações adversas que se atravessam no meu caminho.
Aisha  Valenzuela  Basurto, aluna da turma 8º 2ª – Nacionalidade: mexicana ; língua materna: espanhol,  com 5 meses de aprendizagem da língua portuguesa.

2.
Eu não sou pessimista nem otimista. Sou uma pessoa realista. Acho que sou uma pessoa assim, pelo facto de que, quando tenho uma notícia ou uma situação má, claro que estou triste, mas quando as pessoas me sorriem, quando tenho um bom dia, não tenho de me sentir triste.
Uma vez, na escola ucraniana, tive uma nota negativa no teste de química. Foi uma situação má para mim e comecei a chorar. Da próxima vez que fiz o teste, já tive nota suficiente e claro que fiquei feliz. Então, posso dizer que quando tenho uma situação má, sou pessimista, quando tenho uma situação boa, sou otimista.
Acho que as pessoas têm de olhar para as coisas como elas são, não dizer que está tudo mal ou bem. Claro que quero continuar a ser realista. Gosto deste modo de ser, eu gosto de sorrir para os amigos ou para as pessoas estranhas , e às vezes quando é preciso, posso chorar com uma tristeza. Mas eu gostava de ser uma pessoa otimista e gostava que toda a gente fosse otimista, gostava de sair de casa e de ver muitas caras queridas com sorrisos.
Daria Safronova, aluna da turma 9º 1º – Nacionalidade: ucraniana ; língua materna: ucraniano,  com 17 meses de aprendizagem da língua portuguesa
2. Falar de um momento inesquecível relacionado com a música

1. Um momento inesquecível para mim foi definitivamente o meu espetáculo de "Cantos de fados" que apresentámos pela primeira vez no Teatro Ibérico. Foi inesquecível, não só por eu ter tocado lá, mas também pela alegria e familiaridade que havia no teatro entre os meus colegas e amigos da escola. Levar tantas crianças para os ensaios, justificar as faltas, comprar o almoço, entre muitas outras coisas, não foi trabalho fácil, mas os professores conseguiram montar um grande espetáculo que surpreendeu o público e até os participantes, como aconteceu no meu caso. O espetáculo realizou-se numa sala relativamente pequena, com cadeiras pequenas e confortáveis, de uma cor vermelha que chamava a atenção. O palco também era pequeno e poucas pessoas acreditariam se soubessem  da quantidade de músicos, bailarinos, pintores e artistas que foram capazes de se organizar ali dentro.
O espetáculo começou com um fado tranquilo e melodioso que eu própria acompanhei ao violino. Se bem que esse momento fosse importante, o que mais me marcou foi quando as duas guitarras portuguesas começaram a tocar, enquanto eram projetadas imagens de todo o elenco nos seus melhores momentos. Aquele momento em que a música  e as imagens se misturavam, criaram uma interessante combinação de sensações, paz e felicidade ao mesmo tempo. A Escola Nuno Gonçalves teve o privilégio, tal como eu, de ser patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, que apoia a música e é um centro de cultura muito bonito. Projetos como este, que misturam música, teatro, pintura e dança, deviam ser divulgados noutras escolas, para que outros alunos, tal como eu, ficassem com lembranças tão especiais como as que se adquirem  ao tocar e a ouvir música. 

 Aisha  Valenzuela  Basurto, aluna da turma 8º 2ª- Nacionalidade: mexicana ; língua materna: espanhol,  com 8 meses de aprendizagem da língua portuguesa.

2. Eu adoro música e quando me sinto mal, chego a ouvir só a minha canção preferida para melhorar o meu humor. Nunca tive um tipo preferido de música. Quando a música é boa, eu gosto. Gosto dos Nirvana, Tim Morice, Madona, lady Gaga, Taylor Sfit, Pretty Rockers e de outros cantores. Há muitas bandas e cantores bons, mas há uma que me faz sentir voar, que é de uma banda russa Noize Me (que significa barulho) e a canção é "o meu mar". Esta canção é sobre um peixe que está apaixonado pelo mar que habita. Nesta canção diz que tem medo que o mar o deixe de amar. A música é sobre um peixe, mas acho que dá para perceber que o peixe é um homem  e o mar é uma mulher. Quando ouvi essa canção pela primeira vez, estava em casa da munha amiga, na Ucrânia. Como ela é fã dessa banda ( e agora eu também sou)  colocou o Cd. Foi incrível, nunca esqueci o que senti. senti-me como se estivesse apaixonada pela canção. Ainda bem que existem bandas que não querem ganhar só dinheiro, mas que querem que as pessoas sintam amor pela música.

Daria Safronova, aluna da turma 9º 1º – Nacionalidade: ucraniana ; língua materna: ucraniano,  com 2 anos de aprendizagem da língua portuguesa