PPT2010/2011

Português Língua de Acolhimento


Dúvidas de Falar Português


1. O adjetivo loquaz designa uma pessoa....
a) muito faladora.
b) muito insegura.

A resposta correta é a opção a): muito faladora.  

O adjetivo loquaz provem da forma latina loquace e caracteriza alguém que fala muito. 


                                                                                         11.05.2022
                                             2. O que significa a frase?

"A Gabriela não tem apetência para cozinhar."

a) Ela não tem vontade de cozinhar.
b) Ela não tem jeito para cozinhar.

A resposta correta é a opção (a): Ela não tem vontade de cozinhar.

O nome apetência significa "vontade, predisposição", por exemplo: "Falta-me apetência para fazer as lidas domésticas."

O nome aptidão significa "jeito, habilidade, capacidade," por exemplo: "O filho do Manuel tem aptidão para a música."
                                                                                 11.05.2022


                                        3. "O Luís adora frango estufado com esparguete."

a) A frase está correta.
b) Não, escreve-se "estofado". 

A opção correta é a opção a): a frase está correta.

O verbo estufar significa "cozinhar em lume brando, em recipiente fechado."

O verbo estofar significa "cobrir com estofo, forrar com tecido", por exemplo: "Devias estofar o teu sofá."

                                                                                11.05.2022

                         

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2022




O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.

Em 2022, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa. 









Portuguese Course for migrants of different nationalities




We inform that our school will start a new course for beginners, Level A1, on the first week of Juin. 
 

The course is free and the enrollment must be done in the school office.

The course is officially recognised. 
Level A2 will start in september and in the end the students will receive a certificate. Normally, Portuguese language proficiency is a requirement to obtain nationality. 



  Curso de Português para Alunos Estrangeiros



Informa-se que a nossa escola irá começar um curso de Nível A1 (Iniciação), dirigido a migrantes de várias nacionalidades. 

O curso é gratuito e a inscrição deve ser feita na SECRETARIA da escola E.B 2.3 de Nuno Gonçalves.   

O Nível A2 (nível elementar)  será iniciado no mês de setembro. 

No final do curso os alunos recebem um certificado oficial que comprova que frequentaram o curso. Um dos requisitos para a aquisição do título de residência ou para a aquisição da nacionalidade é  o curso de Português Língua de Acolhimento - nível A1 / A2.


                                                                        04.05.2022



Tira dúvidas de Português

2021 / 2022 



Hoje vamos tirar algumas dúvidas colocadas pelos nossos alunos.


CHEGAR EM OU CHEGAR A?
Qual a forma correta?


A conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”! Parece um pouco esquisito, não é? 


E é, porque, enquanto em Portugal a frase soaria natural, no Brasil as coisas são diferentes. O modo com que o português brasileiro se desenvolveu permite que as frases “cheguei em casa”, “chegamos em Belo Horizonte”, ou “ela chegou em Londres na noite passada” sejam consideradas corretas, porque a linguística moderna entende que o  idioma se transforma de acordo com os falantes. 

       30.03.2022


4.  Hoje vamos estudar uma questão que, por vezes, traz alguma dificuldade aos nossos alunos. É o verbo sobrevir.

Vejamos a frase seguinte:

"Diz o povo que às grandes almoçaradas sobrevêm, muitas vezes, difíceis digestões!"

Será que a forma verbal "sobrevêm" está correta?

a) Sim, "sobrevêm" está correto.

b) Não, deve escrever-se "sobrevêem".

A resposta correta é a opção (a): Sim, "sobrevêm" está correto.

Os verbos compostos conjugam-se de acordo com o paradigma flexional do seu verbo base. Assim, o verbo sobrevir tem na sua base o verbo vir, logo, a 3ª pessoa do plural é sobrevêm, escrito apenas com um e, no ditongo nasal, tal como a forma vêm. 

                                                                                                       17.03.2022




5.  O estudo científico dos fenómenos atmosféricos designa-se:

a) metereologia.

b) meteorologia.

A resposta correta é a opção b): meteorologia.

O nome meteorologia é formado por dois radicais gregos: meteoro-, que significa "que é do alto, que se eleva" e -logia, que significa "estudo, tratado".

                                                                                                             17.03.2022



  • 1. Com certeza ou concerteza?  
Eis o tipo de dúvida que muitas vezes se nos coloca.  Por mais estranha que ela possa parecer, infelizmente é vulgar. Basta dar uma vista de olhos nas publicações compartilhadas nas redes sociais. 


Com certeza é uma locução adverbial e por esse motivo, é formada por duas palavras (as locuções podem ser formadas por duas ou mais palavras). Portanto, temos a preposição com + o nome certeza, e sua função é substituir um advérbio. 

Observe o exemplo:

Com um céu tão escuro, com certeza, que vai chover daqui a pouco! 


  • 2. Ao encontro de ou de encontro a?


As duas locuções estão corretas, e novamente precisamos de ter  atenção sobre o emprego de cada uma delas. 


Ao encontro de: Significa ir no sentido de alguma coisa ou alguém, na sua direção.

Observe o exemplo:

As crianças saíram da escola e foram ao encontro dos seus pais.

De encontro a: A locução é o oposto de ao encontro de. Significa ir no sentido contrário a alguma coisa ou alguém, chocando-se com ela, confrontar. 

Veja o exemplo:

Os deputados aprovaram um projeto que vai de encontro aos interesses dos cidadãos.



                                                                                                                           
 28.04.2015 

 Esta foi uma das dúvidas que nos foi colocada pelos nossos alunos.


  • 3. Qual a diferença entre SextaSesta e cesta?

Ao domingo não pratico ginástica no ginásio, mas à sexta pratico. 
Depois da sesta, ela vai ao supermercado e  leva uma cesta para as compras.

sexta - Dia da semana ou numeral relativo ao número cardinal seis.

sesta - Sono de curta duração que acontece depois do almoço.
cesta - Recipiente onde se guardam ou se transportam várias coisas.

Cesta e sexta são pronunciadas com a vogal fechada /è/. 

Sesta é pronunciada com a vogal aberta /é/.
                                                                                        



Algumas marcas da turma de nível B1/B2 do 2º Semestre deste ano letivo
2021 -2022



"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade human

Franz Kafka                                   
                                             Ucrânia - o celeiro da Europa
                                   Estamos todos solidários com a Ucrânia.






Sempre em atividade.

Nesta turma temos formandos das mais diversas nacionalidades: chineses, indianos, nepaleses, marroquinos, franceses, russos, ucranianos, da Bielorússia, chilenos, italianos, catalães, iranianos, sírios e turcos. Temos o mundo na sala de aula.  
   
 





Momentos Marcantes na Vida dos Nossos Formandos 

1. Eu sou a Natallia Hancharova. Nasci na Bielorússia em 1981 e comecei a andar aos oito meses. Quando tinha 5 anos, eu e os meus pais fomos para a Polónia. Aí, aos 6 anos fui para a escola. aos 10 anos, eu e os meus pais voltámos para a Bielorússia. Entrei para a universidade com 18 anos. Frequentei a Faculdade de Gestão Estatal  e Municipal. O meu filho nasceu quando eu tinha 21 anos. Vim para Portugal com 23 anos e não completei o último ano da faculdade.  aos 25 anos nasceu a minha filha. Passados quatro anos, em Portugal, recebí o Título de Residência. Um ano depois fui acabar o meu último ano da faculdade. 
Aos 36 anos nasceu a minha terceira filha. Aos 37 anos pedi a equivalência da Escola secundária e fiz o curso profissional de contabilidade. Quando terminei o curso, começou a pandemia Covid - 19. Neste período foi muito difícil encontrar um emprego. Agora, eu estou a trabalhar e a frequentar a escola para aprender melhor a língua portuguesa, visto poder ajudar-me na minha vida profissional.

Natallia Hancharova - turma PLA 7 - B1/B2 

                                     



2. Eu nasci em Rabat em 1957 e  entrei na escola aos 6 anos. Comecei a estudar na Faculdade  de Direito com 19 anos e casei-me aos 20 anos. O meu marido terminou o seu contrato de trabalho como cirurgião e partimos para França. Eu continuei a estudar porque pedí a equivalência dos meus estudos em Marrocos e em França. Eu formei-me aos 23 anos e fiz dois anos de estágio como advogada para exercer advocacia. Tive umas notas excelentes. Em França, o meu marido abriu uma clínica e eu trabalhei lá, como gerente. Deus chamou o meu marido, mas ele deixou-me duas filhas maravilhosas. Uma delas vive comigo por gostar muito de Portugal.

Malika Karbaoui -  turma PLA 7 - B1/B2 

                                       


3- Nascí em Nápoles m 1976. Aos 3 anos fui para a escola pública. Aos 8 anos mudei de bairro e, então, mudei para outra escola e tive novos colegas. aos 14 anos fui para o liceu. Foram uns anos muito intensos. Também fiz muito desporto. Aos 18 anos tirei a carta de condução e entrei para a Faculdade de matemática e terminei o curso com 26 anos.  Depois, viajei muito e trabalhei no norte da Itália e no norte da Europa. Trabalhei como investigadora. Aos 35 anos voltei para Itália e ganhei um concurso para ensinar matemática na escola secundária. Com um emprego fixo pude comprar uma casa em Genova, onde vivi durante oito anos. Aos 40 anos, conheci o Massimo e casámos dois anos mais tarde. No ano passado, vim com ele para Lisboa.

Valeria Manna - turma PLA 7 - B1/B2 


                                        





 DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA



Dia Internacional da Língua Materna é celebrado por iniciativa do Bangladesh, tendo sido aprovado na Conferência Geral da UNESCO de 1999, e é observado mundialmente desde 2000.

Para a UNESCO, a celebração das línguas maternas reflete a importância da diversidade cultural e linguística, que são componentes essenciais para sociedades sustentáveis em todo o mundo.

A preservação das diferenças de culturas e línguas, que fomentam a tolerância e o respeito entre seres humanos, é uma das componentes fundamentais do trabalho da agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, principalmente devido à diversidade linguística estar cada vez mais ameaçada e a certas línguas estarem a extinguir-se, gradualmente.


É importante sublinhar que 40% da população não tem acesso a uma educação numa língua que fala ou compreende. Por isso mesmo, estão a ser feitos esforços por melhorar os sistemas educativos, tornando-os multilinguística com base na língua materna dos estudantes, para que ninguém seja deixado para trás e para que seja mais inclusivo e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Há muitas línguas maternas em risco de extinção, ao contrário do Português, que conta com mais de 220 milhões de falantes e, inclusivamente, é a 7ª língua do mundo mais falada por pessoas nativas, enquanto língua materna. Neste aspeto, é importante relembrar a relevância de celebrar cada uma das línguas do mundo, tal como a importância das mesmas para a transmissão e preservação dos conhecimentos e culturas tradicionais de uma forma sustentável.





in:https://unric.org/pt/dia-internacional-da-lingua-materna-a-alianca-com-a-tecnologia/


Vais ouvir uma canção  cantada num dos crioulos lusófonos. Neste caso a língua de união da Guiné-Bissau.






Ano Letivo 2021 / 2022

Os cursos de PLA - PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO iniciaram no dia 17 de setembro com 5 turmas no 1º semestre, cada uma constituída por 20 alunos. Para lecionar estes cursos o nosso agrupamento dispõe de 3 docentes. O Agrupamento dispõe de cursos de nível A1- A2 (4 turmas) e de cursos de nível B1-B2 (1 turma) em cada semestre. 
É um prazer lecionar a língua portuguesa a formandos vindos de vários continentes.


Formandos de uma das nossas turmas a realizarem um teste intercalar.


  
Ano Letivo 2016/2017 


Algumas das atividades de que participaram os nossos formandos e que foram apresentadas em cartazes no Segundo Dia Não Letivo do Agrupamento de Escolas.


















Começou o ano letivo. Mais uma vez estamos contentes! Desta vez com a abertura de 6 turmas de PPT - A1/A2 e um curso intensivo de B1/B2.

Esperamos que os nossos alunos aprendam muitos aspetos novos da língua e da cultura portuguesa e que disfrutem das nossas aulas. Uma certeza temos, nós, as professoras, ensinamos com muito prazer esta língua lusófona.


ANO LETIVO 2014/2015


Iniciámos este ano letivo com duas turmas de PPT- nível A1/A2, no âmbito dos cursos de Português para Falantes de Outras Línguas. Infelizmente só tivemos autorização para abrirmos duas turmas, apesar do elevado número de inscrições. Estes dois cursos são intensivos e iniciaram em 15 de setembro, terminando em 16 de Dezembro. Estão a cargo das professoras Ana Maria Bayan e Ana Maria Rivotti.
Posteriormente, em Fevereiro, foi-nos dada autorização para a abertura de mais 4 turmas de PPT.
Esperamos que estes cursos sejam do agrado dos nossos formandos e úteis para a sua vida quotidiana no país de acolhimento. 


 




          Encerramento do Ano Letivo-4 de Junho de 2015


 Atividade das alunas de PLNM, da Escola Secundária D. Luísa de Gusmão no âmbito  do encerramento do ano letivo.

As alunas de PLNM da Drª Ana Maria Rivotti proporcionaram um momento cultural ao dançarem danças tradicionais nepalesas na Escola Básica 2.3 de Nuno Gonçalves. 

Mais uma vez, se constata que a multiculturalidade enriquece o nosso conhecimento.  








                                                          19 de Março de 2015


                                          Semana da Leitura 2015 - Palavras do Mundo   

Em colaboração com o CRE, nomeadamente, com a sua coordenadora, Drª Cristina Campos e Drª Helena Leal, decorreu no dia 19 de Março de 2015 uma atividade cultural no âmbito da Semana da Leitura 2015 - Palavras do Mundo

A atividade decorreu nas instalações do CRE e nela participaram os formandos dos cursos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) - as 4 turmas de PPT (Português Para Todos). 

O objetivo desta atividade foi Ler, Cantar, Declamar, Ilustrar nas Línguas Maternas dos nossos formandos.

Para além da colaboração incansável e da organização exemplar  das professoras do CRE, tivemos a agradável surpresa da participação da diretora do Agrupamento, Drª Laurinda Pereira, da drª Fátima Santos e da Drª Cristina Serafim que declamaram poesia.

Mais um,a vez um obrigada nosso (Ana Maria Bayan e Ana Maria Rivotti) ao CRE, por esta iniciativa tão do agrado dos nossos alunos.


 

 

As professoras




                              Formandos do Azerbaijão cantando o Hino Nacional do seu país

 

Alunos nepaleses com os trajes tradicionais 

 

 

A nossa formanda  ucraniana Oksana Zahryva apresentando dois dos seus quadros 

 

A poesia chinesa também esteve presente 

 

A pintura do Bangladesh esteve representada pelo pintor Protik Bhowmik - explicando os seus quadros

  

A música nigeriana esteve a cargo do formando Okocha Eke





Os cantares e danças indianas representados pelos alunos Md Alamin e Kulwinder Singh


Parceria da Índia com a Nigéria 

  

Imagens da audiencia 


                                                                                                    publicado em 5.05.2015

                                                                               
        ABERTURA DE NOVOS CURSOS DE PPT
          Fevereiro a Julho de 2015

Das 11 turmas de PFOL, apenas nos foi dada autorização pala DGEstE para a abertura de 4 turmas de PPT. Infelizmente não pudemos abrir a habitual turma de nível B1/B2, em virtude de haver muitas inscrições de formandos de nível A1/A2. Assim, as turmas que estão a funcionar, neste momento, são 4 turmas de nível A1/A2 que iniciaram em 9.02.2015. Estes cursos são semestrais e mais uma vez estão a cargo das professoras Ana Maria Bayan e Ana Maria Rivotti. 


                                     ANO NOVO CHINÊS FESTEJADO EM LISBOA


      
   







O ano novo chinês, ou “Festa da Primavera”, a data mais importante para os chineses, foi festejado na Praça do Martim Moniz, em Lisboa, dia 21 de fevereiro, num evento promovido pela Embaixada Popular da China em Portugal e pela Câmara Municipal de Lisboa.


Este é o ano da Cabra.  No horóscopo chinês, cada ano é simbolizado por um animal.
As comemorações do ano novo chinês (que teve início a 19 de fevereiro) em Lisboa tiveram como objetivo “criar uma atmosfera de alegria e harmonia para os chineses residentes em Portugal”, mas também “mostrar o seu anseio de se integrarem na sociedade portuguesa e compartilharem a festa do ano novo chinês com o povo português”.
Os “sinos da Primavera” ecoaram no recinto. A Associação Geral das Mulheres Chinesas em Portugal contemplou a assistência com uma dança tradicional, seguida pelas aguardadas danças de leões e de dragões, dança do tambor e por um vasto conjunto de cantares, artes e acrobacias que se prolongaram pela tarde fora. 
O ano que terminou foi o do cavalo e, neste ano novo que agora entra, os chineses saúdam a Cabra que, na tradição nacional, simboliza a paz, a harmonia, a tranquilidade, a serenidade, a criatividade, a felicidade e a prosperidade. É por isso um animal considerado afortunado e visto com agrado por todos.
 “Uma comunidade com mais-valia” e “bem integrada”, afirmava Pedro Calado, alto-comissário para as Imigrações. O ano novo chinês é de “união, harmonia e prosperidade”.

Destaque para o desfile entre o Largo do Intendente e a Praça Martim Moniz.

                                                                                                   Fevereiro 21, 2015




NATAL 2014

A equipa dos cursos de PFOL - PPT deseja uma Festas Felizes e um Novo Ano cheio de prosperidade. 





No final dos dois cursos intensivos de PPT, realizamos uma atividade relacionada com a festividade de Natal - UM JANTAR DE NATAL. Esta atividade, para além de dar a conhecer o Natal  celebrado em Portugal, teve o propósito de reunir os formandos dos dois cursos num jantar convívio, em que todos colaboraram trazendo pratos típicos do seu país. Ao longo do jantar dinamizou-se a atividade - Troca de Prendas e os formandos de cada país cantaram os seus cantares tradicionais a pedido das duas formadoras dos cursos. O convívio foi do agrado de todos. Trocaram-se opiniões e adquiriram-se novos conhecimentos. Foi também uma oportunidade de conversarem em português. 

Antes de nos dirigirmos para a cantina da escola onde se realizou o jantar, as formadoras distribuiram os Certificados aos formandos. 

Apresentamos alguns momentos do nosso jantar convívio. 

 
Entrega dos certificados

 

Alguns dos nossos formandos 


As nossas formandas 


             Momento de confraternização 


        Alguns dos pratos tradicionais dos países dos nossos formandos  


                                 Cantares dos formandos da Índia e do Bangladesh



                                     

                                                     Cantares dos formandos chineses



                                          Cantares dos formandos ucranianos e russos 
              

Cantares dos formandos paquistaneses e indianos


Cantares do Nepal e do Paquistão 




12 de Novembro de 2014


ET2020 Working Group “Schools Policy”

In-depth Country Focus Workshop “School governance and collaborative practices”

O Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves foi convidado para participar num encontro promovido pela Direção Geral de Educação com a presença de vários elementos da União Europeia (European Commission -  Directorate-General For Education And Culture)  no âmbito das boas práticas desenvolvidas relativamente à prevenção do abandono escolar. Este encontro realizou-se na ESA António Arroio, tendo o nosso Agrupamento  feito parte do workshop 8 com o tema - " Portuguese as a Second Language and Cultural Diversity".

Mais uma vez, reforçamos o nosso papel na educação não-formal. 

Participaram neste evento a Diretora do Agrupamento -Drª Laurinda Pereira, dois professores de PLNM - Professores Ana Maria Bayan e Joaquim Segura, Profª Rosário Lucena, uma aluna de um dos cursos de PFOL - Oleana Liubarska e uma aluna de PLNM - Dikshya Udash, aluna do 9º ano que deram o seu testemunho sobre a importância do ensino do PLNM. Para além destes elementos, intervieram as alunas de nacionalidade chinesa, Wang e Kong, com uma mensagem ao nível da interculturalidade.
Para além destes participantes, tivemos a presença da Orquestra do AE Nuno Gonçalves que tocou o Hino da Europa para todos os participantes. A orquestra testeve a cargo do Maestro Ricardo Fernandes. A animação esteve a cargo da Banda Pop-Rock do AE Nuno Gonçalves (com a participação dos seguintes alunos: Joel Fávio Almeida e Carolina Santos do 11ªA; Francisco Miguel Santos do 11ºC; Catarina Branco, Tiago Gomes e Ricardo Pereira do 10ªA; Anastasiya Yakovets do 8ªF; André Filipe Proença do 7ºA e João Paulo Inkarzi do 7º E. O ensaio esteve a cargo da Profª Maria José Corte ). Os professores de Música foram incansáveis na  preparação dos vários momentos musicais. 
A sessão terminou com a declamação de um poema do poeta russo Sergei Yesenin, A declamação esteve a cargo da aluna Alissa Kubysheva natural do Cazaquistão e que frequenta a turma 5º 2ª . O poema foi declamado na língua materna da aluna, o cazaquistanês. Todos os participantes da União Europeia receberam um folheto com a tradução do poema em português e inglês. O trabalho relativo à declamação teve a colaboração da BE/CRE da Escola Básica 2.3 de Nuno Gonçalves e dos professores de Educação Musical. 

Momentos da Apresentação do AE Nuno Gonçalves


 



                                                      

                                                   ANO LETIVO 2013 / 2014


                                         CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER
                                                           

                                             
             SESSÃO DIRIGIDA PELA EQUIPA DO TERRENO DO ACIDI NA                                                                                BIBLIOTECA DA ESCOLA
                       
                             
    




                Grupo de formandas usando os trajes tradicionais dos seus países






                                    





                                     Formandos da Associação Cultural Chinesa






             
                              Visita de Estudo à Vila de Óbidos e  à Praia do Baleal

Neste ano letivo os alunos dos cursos de PFOL escolheram como visita de estudo um passeio à Vila Medieval de Óbidos.  A visita decorreu no dia 15 de Junho e teve a participação de 200 alunos, 4 professoras e 2 auxiliares de ação educativa. 

A visita consistiu numa visita aos locais mais emblemáticos da vila de Óbidos. "Ao passear pelas ruas características de Óbidos, deparamo-nos com vestígios de civilizações passadas. Dos recantos e jardins fechados da zona da antiga Medina à presença do Gótico, passando pelo Renascimento e Barroco, a Vila é uma extensa obra de arte talhada, reconstruída ao longo de vários séculos.  É considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal." 

Após a visita à Vila, o grupo fez um piquenique num dos pinhais a caminho da praia do Baleal. Chegados à praia os nossos formandos não resistiram e deram um mergulho nas águas límpidas desta praia.  Regressámos a Lisboa às 18.00, cansados, mas contentes por termos tido um convívio  multicultural e alegre.

Alguns dos momentos da nossa visita





                                                     Percorrendo a muralha do castelo      




Bebendo a típica ginginha no bar Ibn Errik Rex



Atrás do castelo


                                                  Os filhos dos nossos formandos

                                              Durante o piquenique no pinhal do Baleal                 
                              






 Na praia do Baleal

                                          


  




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