PPT2010/2011

Eventos 2011/2012

                


 Cerca de 100 formandos dos Cursos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) irão realizar uma visita à Vila de Óbidos, incluindo os formandos Chineses da Associação Cultural Chinesa que frequentam o curso de PPT (Português para Todos). A organização da visita é da responsabilidade das duas professoras destes cursos, Ana Maria Bayan Ferreira e Ana Margarida Carvalho. Esta visita terá lugar no dia 3 de Junho e tem como objectivo alargar o conhecimento da Cultura Portuguesa, desenvolver as competências de Expressão Oral em Língua Portuguesa e promover o convívio intercultural.
 Aqui fica um pequeno vídeo da Vila de Óbidos para despertar o vosso interesse...


                                                    
Slideshow referente à visita à Vila de Óbidos. Aqui ficam algumas imagens deste dia tão bem passado!



Mais um vídeo da nossa visita a Óbidos... Apreciem!!!



A opinião dos nossos formandos:



No dia 3 de Junho, combinámos fazer uma visita de estudo à vila de Óbidos com todos os alunos do curso de Português para Falantes de Outras Línguas.
A professora já tinha organizado o nosso dia: saída às 8:30 (tão cedo!), visita à aldeia e finalmente piquenique internacional no parque de Óbidos.
Às 8:30 da manhã já estávamos quase todos em frente da escola cheios de sono e com a comida para o piquenique. Cada um de nós levou uma comida típica do seu país e ao ver chegar os colegas com tantas geleiras, pensámos que o almoço ia ser espetacular.
Finalmente, um pouco atrasados, conseguimos sair para a vila da ginginha! Durante a viagem de autocarro passámos todo o tempo a cantar músicas dos nossos países e foi muito divertido e interessante... até os chineses, que era o grupo mais tímido, cantaram!
Uma vez chegados a Óbidos, começámos a dar uma volta pela vila que é tão bonita e engraçada, com a sua muralha e as suas ruas estreitinhas e antigas.
Depois do passeio pela muralha, descemos e dirigimo-nos para trás do castelo, onde ficámos quase uma hora a tirar milhares de fotografias de grupo. Naquele momento, sentíamo-nos rodeadas de paparazzi!!
Depois de termos bebido uma agradável e saborosa ginginha em copo de chocolate (como a tradição ordena), fomos todos almoçar.... que riqueza! As mesas estavam cheias de pratos de todos os tipos, origens e sabores: carne, peixe, marisco, arroz, especearias e muito mais. foi tão bonito conhecer as especialidades dos outros países! O único problema foi ter espaço suficiente na barriga para provar tudo! Por isso, quando acabámos de comer, a única coisa que conseguimos fazer, foi deitarmo-nos na relva e descansar!
Foi um dia mesmo agradável. Conhecemos pessoas muito divertidas e uma aldeia encantadora.


Debora Salerno e Serena Tassone




Jantar de Encerramento do Curso de PPT da Associação Cultural Chinesa - Ano Letico 2011/2012






Atividade Na Onda do Português Língua Não Materna

No âmbito do Projeto Anual de Atividades do nosso agrupamento, no dia 6 de Junho de 2012, os professores e alunos da disciplina de PLNM realizaram a atividade Na Onda do Português Língua Não Materna, uma atividade do departamento de línguas.
O objetivo desta atividade foi fomentar o diálogo multicultural, em condições de igualdade e de reciprocidade, permitindo a partilha de saberes culturais entre a comunidade de acolhimento e a comunidade de origem. Outro dos objetivos foi implicar, gradualmente, os encarregados de educação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos. Somos da opinião que com atividades deste tipo reforçamos a construção identitária dos nossos alunos através da valorização da sua língua e cultura junto da comunidade de acolhimento.
Foi para nós um prazer trabalhar com os nossos alunos, encarregados de educação e com os professores que contribuiram para a realização desta atividade.







1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei e fiquei com maiores saudades :-)
Beijinhos
Julieta Flores